No último sábado, 12 de julho, o parque Disney’s Animal Kingdom, em Orlando, comemorou os 14 anos da amada tigresa Sohni – famosa pelas listras únicas em forma de coração na testa. A celebração contou com uma animada festa aquática organizada pelos tratadores e pelo Centro de Nutrição Animal do parque, com direito a um bolo especial e guloseimas temáticas
Sohni curtiu um mergulho refrescante com presentes personalizados e um “bolo” criado especialmente para ela: camadas de purê de batata-doce e cenoura, cobertas com manteiga de amendoim e decoradas com peixe congelado. O incentivo proporcionou enriquecimento comportamental, estimulando seus instintos naturais.
Como mãe do filhote Bakso – nascido em setembro de 2024 – Sohni desempenha um papel vital no Programa de Sobrevivência de Espécies (SSP), mantido pela AZA. Com menos de 600 tigres-de-sumatra restantes na natureza, animais como Sohni são essenciais para a perpetuação genética da espécie
O papel do Animal Kingdom na preservação
O Animal Kingdom participa ativamente do SSP e de projetos de conservação internacionais. Os visitantes podem aprender sobre o perigo de extinção dos tigres e a importância da preservação em instalações como o Maharajah Jungle Trek, área onde Sohni vive com seu filhote.
A tigresa de Sumatra, não é vista no safári tradicional do Animal Kingdom (o Kilimanjaro Safaris, que foca em animais africanos como elefantes, girafas e leões).
Ela pode ser vista na atração chamada Maharajah Jungle Trek, na área da Ásia, no Disney’s Animal Kingdom. Lá são encontrados Tigres-de-sumatra (como Sohni e seu filhote Bakso), morcegos gigantes, gibbons, antílopes e aves exóticas.
É uma trilha a pé autoguiada, com cenários inspirados em ruínas da Ásia. É nessa trilha que os visitantes encontram Sohni e Bakso, geralmente em espaços separados ou em rotação, conforme a rotina de cuidado animal do parque.
