Ser imigrante nos EUA é embarcar em uma jornada corajosa, e repleta de desafios, e o preparo para esta aventura vai além de garantir moradia, educação e emprego: é necessário pensar em saúde.
A comunidade brasileira nos EUA tem crescido significativamente nas últimas décadas, e com esse crescimento surge a necessidade de acesso a serviços de saúde confiáveis e adaptados às suas especificidades.
Muitos imigrantes brasileiros podem enfrentar barreiras ao buscar atendimento médico nos EUA, devido a questões como a falta de fluência no idioma inglês e dificuldades de compreensão e acesso ao sistema de saúde local. No entanto, há algumas opções disponíveis, para quem busca atendimento médico. Confira a seguir.
Seguro Saúde
Esta é a maneira mais comum de acessar a saúde, no entanto, não é tão acessível, visto que todos os seguros saúde são particulares e com preços altos.
A burocracia para se legalizar no país pode ser uma barreira, contudo existem alguns seguros específicos para imigrantes, que facilitam o acesso à saúde.
Clínicas Comunitárias
Esta é mais uma opção para as comunidades nos EUA. Estas clínicas oferecem serviços médicos a preços acessíveis para a população local, incluindo imigrantes.
Para quem ainda não aderiu a um seguro de saúde, esta é uma opção interessante, visto que estas clínicas geralmente têm profissionais de saúde dispostos a trabalhar com a diversidade cultural e linguística da população atendida.
Departamentos de saúde locais
Acesso aos serviços de saúde preventiva, vacinação e orientações médicas gratuitas ou a baixo custo é o que você encontrará nestes departamentos. Imigrantes podem buscar esses serviços em suas comunidades para obter cuidados básicos e informações sobre recursos disponíveis na região.
Centros de Apoio para Imigrantes
Existem organizações e centros comunitários que oferecem suporte e assistência para imigrantes em diversas áreas, inclusive a de saúde. Esses centros podem auxiliar os imigrantes a encontrar recursos de saúde locais, obter informações sobre programas de seguro de saúde e acessar serviços de interpretação em consultas médicas.
Emergências médicas
Em caso de emergência médica, os imigrantes podem recorrer aos serviços de emergência dos hospitais locais, independentemente do status de imigração ou seguro de saúde. A lei federal garante o tratamento de emergência para todos, independentemente de sua situação legal nos EUA.
Telemedicina
Os atendimentos via telemedicina estão cada vez mais populares entre os imigrantes para cuidar da saúde, pois, além de ser uma opção mais acessível, é possível receber orientações médicas, prescrições e acompanhamento das condições de saúde, no conforto do seu lar.
Conheça a Viva Care
Uma ótima opção para cuidar da sua saúde é a Viva Care Saúde, uma tecnologia que conecta imigrantes brasileiros, com profissionais de saúde do Brasil, pela telemedicina.
Com atendimento 24h, 7 dias da semana, com o Clínico Geral, mais de 27 especialidades disponíveis, e diversos benefícios, como desconto em farmácias, e atendimento 100% em português, sinta o acolhimento brasileiro, quando você mais precisar.
Para contratar, basta acessar o site da Viva Care, escolher o plano que melhor atende você e sua família, e realizar a sua assinatura. É simples, fácil e sem burocracia. Caso não encontre um plano que atenda as suas necessidades, basta entrar em contato, e você terá um plano personalizado para a sua necessidade.
Com a Viva Care, é possível também cuidar da sua saúde mental, com planos de atendimento psicológico, e da saúde do seu corpo, com um plano de atendimento nutricional.