Quem dirige pelas rodovias com pedágio em Orlando já deve ter reparado em novos sinais eletrônicos instalados acima das faixas de rolamento. Eles fazem parte de um sistema moderno chamado Flex Lanes, implantado pela Central Florida Expressway Authority (CFX) para tornar o trânsito mais seguro e eficiente.
Como funcionam as Flex Lanes
Esses sinais fazem parte de um sistema de gerenciamento de incidentes (Traffic Incident Management System).
- ✅ Seta verde: indica que a faixa está aberta ao tráfego.
- ❌ X vermelho: significa que a faixa está fechada e não deve ser utilizada.
- ⚠️ Sinal amarelo intermitente: serve como alerta de atenção, indicando que a faixa pode estar prestes a ser fechada devido a acidente, obra ou outro tipo de incidente.
Assim, em caso de necessidade, o sistema pode até abrir faixas alternativas (inclusive acostamentos) para manter o fluxo de carros em movimento e evitar longos congestionamentos.
Mais segurança nas estradas
Além da gestão de faixas, o sistema atua em conjunto com monitoramento por câmeras e equipes de prontidão para remover rapidamente detritos da pista e liberar o tráfego. Isso ajuda a prevenir acidentes secundários, como colisões causadas por paradas bruscas, e até reduz problemas comuns como pneus furados por objetos na estrada.
Onde já está funcionando
As Flex Lanes estão sendo implementadas em vias como a State Road 417 e a State Road 429, duas rodovias muito usadas por brasileiros e turistas que circulam entre Orlando, Kissimmee e a região dos parques.
O que muda para quem dirige em Orlando
Na prática, os motoristas devem ficar atentos à sinalização eletrônica acima das pistas e respeitar os avisos. A mudança facilita a mobilidade, evita o “engarrafamento surpresa” e garante que os condutores tenham tempo para mudar de faixa com segurança.
