Filhotes raros de fossa chegam ao Zoológico da Flórida Central e encantam visitantes

O Zoológico da Flórida Central, localizado em Sanford — região metropolitana de Orlando — acaba de ganhar novos moradores que chamam a atenção pela raridade: dois filhotes de fossa, uma espécie vulnerável e originária de Madagascar.

As fossas (Cryptoprocta ferox) são mamíferos carnívoros da família Eupleridae, exclusivos de Madagascar. Embora tenham semelhanças físicas com felinos, na verdade estão mais próximas geneticamente das mangustos e civetas. Com corpo ágil, garras fortes e cauda longa, lembram uma mistura entre gato e doninha, sendo predadores no topo da cadeia alimentar em seu habitat natural.

A espécie é considerada vulnerável pela Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), com menos de 2.500 indivíduos estimados na natureza. No mundo inteiro, são raros os zoológicos que abrigam fossas, o que torna o nascimento e sobrevivência desses filhotes ainda mais especiais.

Os dois filhotes nasceram em maio, mas precisaram de cuidados intensivos. A mãe, Alina, não conseguiu cuidar da ninhada, e a equipe do zoológico interveio criando-os manualmente — algo que não acontecia em um zoológico americano há mais de 15 anos. Dos quatro filhotes, apenas duas fêmeas sobreviveram, graças ao trabalho 24 horas por dia da equipe de veterinários e cuidadores.

Atualmente, apenas 34 filhotes de fossa fazem parte do Plano de Sobrevivência da Espécie nos EUA, um programa da Associação de Zoológicos e Aquários que garante diversidade genética e preservação da espécie.

Os visitantes do Zoológico da Flórida Central já podem ver os filhotes em exibição todos os dias, das 11h às 12h30.

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas