Medida valerá também para renovações; exceções serão limitadas a casos específicos, como vistos diplomáticos e oficiais
A partir de 2 de setembro de 2025, solicitantes de visto de não imigrante para os Estados Unidos — incluindo renovações — deverão comparecer a uma entrevista presencial com um oficial consular. A mudança foi anunciada neste domingo (10) pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.
A atualização altera as regras da isenção de entrevista divulgadas anteriormente e passa a exigir o comparecimento de praticamente todos os requerentes, inclusive menores de 14 anos e pessoas com mais de 79 anos. Apenas algumas categorias específicas estarão dispensadas da entrevista, como:
- solicitantes de vistos A-1, A-2, C-3 (exceto atendentes, empregados domésticos ou funcionários pessoais de autoridades credenciadas), G-1, G-2, G-3, G-4, NATO-1 a NATO-6 ou TECRO E-1;
- requerentes de vistos diplomáticos ou oficiais;
- e solicitantes que renovam um visto B-1, B-2, B1/B2 válido ou um Cartão de Travessia de Fronteira (para cidadãos mexicanos) dentro de até 12 meses após a expiração do visto anterior, desde que tenham tido pelo menos 18 anos na emissão do documento anterior e atendam a critérios adicionais.
Para se enquadrar na última exceção, o candidato deverá:
- aplicar no país de nacionalidade ou residência;
- não ter tido visto recusado, a menos que a recusa tenha sido superada ou dispensada;
- e não possuir inelegibilidade aparente ou potencial.
A embaixada destacou que, mesmo nos casos em que a isenção se aplique, oficiais consulares poderão solicitar entrevistas presenciais a seu critério. Os solicitantes devem verificar as informações e procedimentos atualizados no site da embaixada ou consulado onde pretendem fazer o pedido.
Essa decisão substitui a atualização de isenção de entrevista publicada em 18 de fevereiro de 2025.