Com dois estádios no Mundial de Clubes da FIFA, Orlando se consolida como principal sede esportiva dos Estados Unidos

Cidade poderá exercer função estratégica para clubes brasileiros durante torneio internacional

No último sábado (28), durante um evento realizado no Central Park, em New York, a FIFA anunciou as sedes do novo Mundial de Clubes, programado para ocorrer entre os dias 15 de junho e 13 de julho de 2025, nos Estados Unidos. O torneio, que estreará seu novo formato em 2025, contará com 32 equipes de todas as partes do mundo, reforçando a sua relevância global. Flamengo, Palmeiras e Fluminense são os brasileiros já garantidos na competição. Atlético e Botafogo ainda disputam a última vaga sul-americana, que será destinada ao campeão da Libertadores deste ano. Os jogos serão realizados em 11 cidades e 12 estádios, e Orlando se destaca como a única cidade a receber partidas em dois estádios.

Essa escolha não foi por acaso: além do seu forte apelo turístico e de atrair mais de 70 milhões de visitantes por ano, Orlando possui uma infraestrutura esportiva de excelência. O Camping World Stadium, por exemplo, que em junho passado recebeu o amistoso entre Brasil e Estados Unidos, tem em seu histórico cinco jogos da Copa do Mundo de 1994 e 6 jogos das Olimpíadas de 1996. Em 2025, a estádio receberá pela sexta vez nas últimas 8 edições o Pro Bowl, o jogo das estrelas da NFL.

Este ano, o Camping World Stadium foi o palco do empate de 2 a 2 entre Barcelona e Manchester City pela FC Series. O recorde de público do estádio foi registrado em 2022, também durante uma partida de futebol: 63.811 pessoas assistiram à goleada do Arsenal (ING) sobre o Chelsea (ING) por 4 a 0 pela FC Series. A partir do ano que vem, o estádio passará por uma grande modernização. Para assegurar que Orlando continue como um dos melhores destinos para eventos esportivos nacionais e internacionais, o governo local aprovou uma reforma de 2 bilhões de reais.

Conhecida por sua capacidade de sediar eventos de grande porte, oferecendo não apenas instalações de alta qualidade, mas também uma ampla gama de serviços e entretenimento para os torcedores, Orlando ocupa o primeiro lugar no ranking 2024 Best Sports Business Cities (BSBC)* entre as cidades que tiveram mais sucesso em atrair e sediar eventos esportivos, ficando à frente de Las Vegas, Los Angeles, Atlanta e Indianápolis. A ascensão da cidade ao topo da lista se deve, além de eventos tradicionais de grandes franquias, como NBA e NFL, a eventos de futebol como a FC Series, que fez com que Orlando se tornasse um dos principais destinos de grandes clubes europeus nos últimos anos, como Real Madrid, Barcelona, Manchester City, Chelsea, Arsenal e Juventus.

Orlando se apresenta como uma cidade estratégica para os clubes brasileiros, especialmente devido ao grande número de emigrantes brasileiros que residem na região e em toda a Flórida – hoje estima-se que aproximadamente 300.000 brasileiros vivam na Flórida e cerca de 170.000 residam no Condado de Orange, onde Orlando está localizado. Esses números refletem a grande concentração da comunidade brasileira na região, fazendo de Orlando a cidade americana com o maior número de brasileiros. Essa comunidade é atraída por fatores como o clima quente, a presença de outros brasileiros e as oportunidades de trabalho e educação.

Em um cenário onde os grandes clubes europeus já possuem uma base significativa de fãs nos Estados Unidos, lotando anualmente grandes estádios durante suas pré-temporadas no verão americano, Orlando se destaca como uma das poucas cidades do país capazes de colocar os clubes brasileiros em condições de competir com os gigantes europeus para ver quem atrai mais fãs às arquibancadas.

Mais sobre Orlando

De acordo com levantamento feito pelo Visit Orlando, a cidade da Florida foi, em 2023, o destino de 74 mil visitantes: 67.879 nacionais e 6.130.000 internacionais, número que representa um aumento de 25% ao ano e 94% do nível pré-pandemia. Canadá, Reino Unido, Brasil (669 mil visitantes), México e Colômbia foram os principais emissores de turistas durante o ano passado.

A presença de dois estádios em Orlando permitirá que a cidade acolha um número significativo de partidas, proporcionando uma experiência única para os fãs do futebol. Essa decisão da FIFA destaca a importância de Orlando no cenário esportivo internacional e sua capacidade de oferecer um ambiente vibrante e acolhedor durante o torneio.

*O ranking feito pelo Sports Business Journal (SBJ) foi baseado em um extenso banco de dados que incluiu 240 cidades e 1.500 eventos realizados entre 1º de janeiro de 2017 e 31 de dezembro de 2023. Durante a avaliação foram considerados os seguintes itens: cidades com espaço próprio para convenções, instalações esportivas e comissão esportiva dedicada, como mercados independentes.

Fonte: Let’Sports

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas