Há sete anos, o renomado médico cardiologista brasileiro, Dr. Ricardo Camarinha, fez uma mudança significativa em sua vida, quando ele e sua família decidiram estabelecer residência em Orlando, nos Estados Unidos.
Com uma carreira marcante na medicina, o Dr. Camarinha é conhecido por sua notável importância na área e por servir a quatro presidentes do Brasil, além de prestar assistência a vários chefes de estados, incluindo o Papa João Paulo II. Ele trabalhou como médico pessoal de dois presidentes do Brasil.
Ricardo Peixoto Camarinha é natural do Rio de Janeiro, onde se formou na Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1982. Sua impressionante jornada acadêmica inclui residência em Terapia Intensiva, especialização em Cardiologia e Medicina Aeroespacial, bem como um mestrado em Clínica Médica, pela Universidade de Brasília.
Ao longo de sua carreira de 25 anos na Força Aérea Brasileira, o Dr. Camarinha atuou como médico intensivista e cardiologista. Foi instrutor de Medicina de Aviação na Academia da Força Aérea e teve um papel fundamental na criação da primeira Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea das Forças Armadas, que já transportou mais de 1.300 vidas. Alcançando o posto do Tenente Coronel Médico.
Dr. Camarinha também atuou como médico intensivista e cardiologista no Hospital Universitário de Brasília, onde desempenhou atividades de preceptoria com os Residentes de Cardiologia, contribuindo para a formação de novos profissionais.
Serviu na Presidência da República em quatro governos brasileiros, prestando assistência médica pessoal a vários chefes de estado estrangeiros em visita ao Brasil, incluindo durante todo o período das duas viagens ao Brasil do Papa João Paulo II.
Foi o Médico responsável pela proteção as autoridades nos jogos da Copa do Mundo da FIFA, em Brasília, em 2014, além de ser Instrutor de Basic Life e Advanced Life Support pela American Heart Association, e realizar Palestras em diversos Congressos Médicos.
Ao longo de sua carreira, o Dr. Camarinha recebeu inúmeras condecorações, incluindo Méritos Militar, Aeronáutico, Naval, Santos Dumont, Rio Branco do Itamaraty, e Medalhas do Pacificador, do Mérito da Defesa, do Superior Tribunal Militar, além dos Méritos da Academia Nacional de Medicina e Médico do Ministério da Saúde, a mais alta honraria médica, entre outros.
Mesmo depois de se mudar para Orlando, o Dr. Camarinha continua a manter laços com o Brasil, fazendo visitas regulares para exercer sua atividade médica e implementar diversos projetos em andamento nos Estados Unidos. Sua carreira é um exemplo de excelência na medicina a serviço da comunidade, tanto no Brasil quanto além de suas fronteiras.