O Orlando Pride, que tem o carinho da torcida brasileira e conta com 5 jogadoras do Brasil em seu elenco, alcançou um feito histórico ao se tornar campeão da National Women’s Soccer League (NWSL), a Liga de Futebol Feminino dos Estados Unidos, neste sábado, 23, vencendo o Washington Spirit por 1 a 0 na grande final, realizada em Kansas City. O gol da partida foi marcado pela atacante zambiana Barbra Banda, após um passe da brasileira Angelina, selando uma campanha vencedora para a equipe.
Com este título, o Pride não apenas garantiu seu primeiro troféu da NWSL, mas também entrou para a história por ter conquistado os títulos do NWSL Shield (melhor campanha da temporada regular) e o NWSL Championship na mesma temporada, feito que não era realizado por nenhuma equipe desde 2019.
Antes desta campanha vitoriosa, o Orlando Pride só havia aos playoffs avançados uma única vez em sua história. Esta temporada marcou uma reviravolta para o clube, que não apenas superou barreiras históricas, mas também se consolidou como uma força dominante no futebol feminino dos Estados Unidos.
O sucesso do Pride tem fortes laços com o Brasil, tornando-o em o time “mais brasileiro” da NWSL. Orlando já é uma cidade com uma grande comunidade brasileira, e recebe milhares de turistas do Brasil por ano, reforçando o vínculo do time com o País. Além disse, a Rainha Marta, eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo, é um dos pilares do time. A equipe ainda conta com outras estrelas da Seleção Brasileira, como as craques Adriana, Angelina (responsável pela assistência na final) e Rafaelle.
Outra brasileira na equipe é a volante Luana, que atualmente está afastada para se recuperar de um Linfoma de Hodgkin.
Em seu perfil oficial no Instagram, a Prefeitura de Orlando comemorou o feito: “História feita, título garantido! Orlando Pride é campeão da NWSL! Vamos celebrar esta vitória incrível!”.