A Major League Soccer (MLS) não é apenas o reino de Lionel Messi. Embora o astro argentino seja a estrela principal, a liga de futebol dos Estados Unidos abriga outros talentos que brilham tanto nos campos quanto fora deles. Um desses é o brasileiro João Klauss, de 26 anos, que joga pelo St. Louis City e conquistou destaque entre a torcida, Ele superou figuras renomadas como Chiellini, Jordi Alba e Sergio Busquets, tornando-se o segundo jogador com a camisa mais vendida entre os fãs da MLS, ficando para trás apenas de Messi.
Nascido em Criciúma, Santa Catarina, João Klauss jogou nas categorias de base do Internacional. Antes de seguir para o futebol europeu, passou pelo Grêmio e São José. Também teve passagens pelo futebol finlandês, pelo Hoffenheim, da Alemanha. Na Áustria vestiu a camisa do Lask Linz, e na Bélgica foi peça fundamental no Standard Liege. Seu desempenho chamou a atenção do futebol nos Estados Unidos.
Na sua primeira temporada na MLS, o atacante já marcou dez gols impressionantes em 17 partidas, liderando o St. Louis City na conferência oeste da liga. Ele é o destaque da equipe que sonha com o título no campeonato dos EUA.
Além de destacar a atuação de João Klauss, a MLS divulgou os números de vendas das camisas das equipes na última semana, revelando nomes como o alemão Hany Mukthar, eleito o melhor jogador da liga na temporada passada, e Carlos Vela, atacante do Los Angeles FC, na lista, mas abaixo de Messi e do brasileiro João.
Esses números refletem a capacidade do mercado americano de marketing esportivo em criar seus próprios heróis, impulsionando o engajamento, senso de pertencimento e a geração de conteúdo, além de enfatizar a importância da criação de novos produtos e linhas casuais para fortalecer a conexão com os tempos e gerar receitas adicionais para clubes e fornecedores.
Veja a lista das 10 camisas mais vendidas da MLS
Lionel Messi (Argentina) – Inter Miami
João Klauss (Brasil) – St. Louis City
Hany Mukhtar (Alemanha) – Nashville
Sebastián Driussi (Argentina) – Austin FC
Carlos Vela (México) – Los Angeles FC
Jordan Morris (EUA) – Seattle Sounders
Raúl Ruidíaz (Peru) – Seattle Sounders
Thiago Almada (Argentina) – Atlanta United
Eduard Löwen (Alemanha) – St. Louis City
Cristian Roldan (EUA) – Seattle Sounders