O brasileiro Hewerton Moreira, ex-jogador de futebol de salão, assumiu o cargo de treinador da Seleção de Futsal dos Estados Unidos. Ele está determinado a elevar o nível do futsal nos EUA, para jogar de igual para igual com potências como o Brasil. Hewerton concentra seus esforços em tornar o futsal mais popular entre os jovens americanos.
Nascido em Santos, de São Paulo, Hewerton chegou aos Estados Unidos em sua juventude para jogar ” Indoor Soccer “, que é como o futebol de 7 no Brasil, mas em um campo artificial no tamanho de uma quadra de hóquei. Seu envolvimento com o futsal começou no Brasil, incentivado por seu pai. Ele chamou a atenção de um time em San Diego, levando-o a se mudar para os EUA em 2004.
Após percorrer diversos clubes nos EUA como jogador, Hewerton fez a transição para se tornar treinador. Em 2023, foi convocado para liderar o projeto de nacionalização do futsal nos Estados Unidos como técnico da seleção nacional.
Ele vê a criação de uma liga nacional de futsal, seguindo o modelo de sucesso da Major League Soccer (MLS) no futebol de campo, como um passo crucial para popularizar o esporte no país.
Além disso, como treinador da seleção americana, Hewerton busca identificar talentos locais, explorar a naturalização de jogadores de outras nações e encontrar jovens talentos do futebol de campo que possam contribuir para o desenvolvimento do futsal nos Estados Unidos.