Na competitiva Major League Soccer (MLS), nos EUA, o Orlando City desponta não apenas como uma potência do futebol, mas também como uma verdadeira vitrine da paixão brasileira pelo esporte. E entre os responsáveis por moldar essa história está o brasileiro Ricardo Moreira, vice-presidente de Futebol.
“Como quase todo brasileiro, queria ser jogador de futebol, mas aos 19, 20 anos, percebi a falta de talento para isso. Graças a Deus, eu tinha outras opções, diferentemente de boa parte dos outros que tentam ser jogador de futebol. Eu decidi estudar, cursei direito e virei advogado”, revelou Ricardo Moreira, em entrevista ao jornalista Estevan Ciccone, do Quinto Quarto BR.
Sua história no mundo do futebol começou nos bastidores, mergulhando no direito esportivo e representando Corinthians, Athletico Paranaense e a CBF. No entanto, foi sua passagem pelo Audax que pavimentou seu caminho para a gestão esportiva.
Seu ingresso na MLS ocorreu em 2015, quando foi convidado para integrar o Columbus Crew como responsável pela negociação e contratação de atletas. Foram quatro anos de sucesso no clube, com participações em finais e uma gestão financeira eficiente que chamou a atenção do Orlando City.
“Já estou na minha sexta temporada no Orlando, uma estabilidade rara no futebol”, contou o brasileiro, que teve seu contrato renovado por mais dois anos.
Sob sua liderança, o Orlando City tem se destacado com os resultados em campo e pela eficiência na gestão de recursos. “Somos um dos clubes com a melhor taxa de pontos por dólar. Um dos que menos investem, mas que conseguem os melhores resultados.”
O planejamento estratégico do clube incluiu desde a consolidação nos playoffs até a conquista de títulos. “Chegaram muitas propostas bacanas, mas minha cabeça e meu coração optaram por ficar”, afirma. “Agora nosso único objetivo é brigar por títulos.”
E a prova do Orlando ser o “clube mais brasileiro da MLS”, recente foi divulgada a parceria com a Inter&Co, banco brasileiro com ativos globais superiores a $10 bilhões, para os naming rights do estádio. O Inter&Co Stadium, como agora é denominado, é o primeiro estádio nos EUA a carregar o nome de uma instituição latino-americana.