Um dos jogadores mais dominantes da história da NBA, o ex-pivô Shaquille O’Neal recebeu uma bela homenagem na noite da última terça-feira, 13, no Kia Center: teve a camisa 32 aposentada pelo Orlando Magic e se tornou o primeiro jogador da história do time da Flórida a receber a honraria.
O ex-jogador foi escolhido pela equipe na primeira posição do Draft de 1992, sendo eleito novato do ano, e permaneceu em Orlando por apenas quatro temporadas. Teve como principal campanha o título da Conferência Leste de 1994/95, perdendo a decisão da NBA para o Houston Rockets. Juntos, Shaq e Magic ainda foram finalistas do Leste na temporada seguinte, 1995/96, quando foram eliminados para o Chicago Bulls de Michael Jordan.
O evento contou com a presença de Penny Hardaway, Nick Anderson e Dennis Scott, núcleo do time de Orlando que, com Shaq, foi às finais da NBA em 1995. Shaq e Hardaway formaram uma das duplas mais empolgantes dos anos 90.
CARREIRA LENDÁRIA NA NBA
O’Neal tornou-se o terceiro jogador da história a ter sua camisa aposentada em três franquias distintas, depois que o Los Angeles Lakers aposentou sua 34 e o Miami Heat a sua 32. A lenda se juntou a Wilt Chamberlain (76ers, Warriors e Lakers) e Pete Maravich (Hawks, Jazz e Pelicans). “Honestamente falando, essa (cerimônia) é a mais impressionante de todas”, disse o astro, ao lembrar de suas outras duas.
Shaq também foi 15 vezes All-Star, duas vezes cestinha da temporada e 14 vezes All-NBA. Também integrou o time de novatos em 1992/93, foi eleito três vezes para os times de defesa e ocupou um lugar na seleção do aniversário de 75 anos da NBA.