A jornalista e tradutora brasileira, Vanessa Caetano Salmeron, está fazendo a diferença nos Estados Unidos na vida de mães e pais que receberam diagnóstico recente de autismo em seus filhos e tem se tornado uma embaixadora na Flórida nesse assunto, dedicando-se a apoiar e auxiliar famílias com filhos com o transtorno espectro autista.
Tudo começou em 2010, quando Vanessa recebeu o diagnóstico de autismo para seu filho Nelsinho, que tinha apenas 6 anos na época. Essa notícia desencadeou uma busca incansável por conhecimento e recursos para garantir que seu filho tivesse a melhor qualidade de vida possível. Vanessa enfatiza que não se deve romantizar o autismo, pois criar uma criança especial é desafiador, mas com o apoio adequado, é possível.
Hoje, Vanessa está comprometida em oferecer ajuda e apoio às mães com diagnósticos recentes e que buscam melhorar a qualidade de vida de seus filhos autistas, independentemente de sua nacionalidade. Ela ajuda mães brasileiras, americanas, hispânicas e até mesmo de países como Alemanha, Índia, Portugal e China.
Para fortalecer seu compromisso com essa causa, Vanessa organizou o “1º Seminário Acolhimento e Tratamento no Autismo” em Orlando em 2022, que abordou diversos aspectos do transtorno espectro autista, incluindo as últimas atualizações da ciência sobre o tema.
Uma das principais descobertas de Vanessa em sua experiência como mãe de um filho atípico, foi o impacto da alimentação no tratamento do autismo. Ela destaca que a abordagem nutricional foi fundamental para a evolução do quadro de seu filho Nelsinho.
Atualmente, Nelsinho tem 19 anos e está estudando no Valencia College, cursando Computer Science Associate in Arts Degree.