Programa Expedição 21 leva 10 Jovens Brasileiros com Síndrome de Down para uma Jornada de Autonomia em Orlando

Dez jovens brasileiros com Síndrome de Down irão embarcar em uma jornada única rumo a Orlando, nos Estados Unidos. Eles foram selecionados para participar do Programa Expedição 21, uma iniciativa dedicada a promover a inclusão e a autonomia de adultos com Síndrome de Down.

Originários de diversas regiões do Brasil, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Sergipe e Minas Gerais, esses jovens terão a oportunidade de participar da terceira edição da Expedição 21, mas que pela primeira vez se aventura fora do país. Eles embarcarão nessa jornada sem a companhia de seus familiares, marcando um passo significativo na direção à independência.

Durante sua estadia nos EUA, esses jovens realizarão uma agenda repleta de atividades enriquecedoras. Além de uma visita à Disney, que terá um foco empreendedor, eles também participarão de mentorias e terão a oportunidade de se conectar com outros jovens com a Síndrome de Down dos Estados Unidos, Cuba e Equador. Essa experiência internacional visa promover a troca de conhecimento e o entendimento intercultural.

A Expedição 21, idealizada pelo renomado professor e especialista em psicopedagogia e neurociências, Alex Duarte, e é conhecida por seu compromisso com a formação e o desenvolvimento de pessoas com Síndrome de Down em todo o Brasil. O programa desafia os participantes a assumir responsabilidades, tomar decisões, resolver conflitos e desenvolver habilidades de pensamento crítico, tudo em um ambiente de total autonomia.

Alex Duarte explicou: “Muitas vezes, as pessoas com Síndrome de Down não têm a oportunidade de vivenciar as consequências de suas ações, devido à proteção excessiva na rotina diária. A Expedição 21 fornece uma experiência que demonstra o impacto da acessibilidade comunicacional e de um ambiente positivo no desenvolvimento de cada participante.”

A seleção dos participantes para essa expedição transformadora foi realizada em colaboração com a equipe do Instituto Cromossomo 21 e voluntários dedicados. A preparação começa em Campinas, onde, juntamente com seus pais, os dez jovens recebem orientações e instruções essenciais para a viagem.

Confira os 10 selecionados:

  • ALESSANDRO CERABINO JÚNIOR (SANTO ANDRÉ/SP)
  • BEATRIZ ANDRADE CASALI(ARACAJU/SE)
  • CLÁUDIO ALEONI ARRUDA ( PIRACICABA/SP)
  • GABRIEL LOURENÇO SILVA CAMARGOS ( Belo Horizonte/MG)
  • GUILHERME CAMPOS ( SÃO PAULO/SP)
  • JUANA BRANCATO DE ARAUJO ( Vila Velha/ES)
  • LUÍZA YUMI DE OLIVEIRA BREDT ( Cascavel/PR)
  • LAURA DEORSOLA XAVIER NEGRI ( Curitiba/PR)
  • PEDRO DE SÁ BAIÃO ( Rio de Janeiro/RJ)
  • VICTÓRIA ARRIECHE DA ROSA CUNHA (Pato Branco/PR)
Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas