Dez jovens brasileiros com Síndrome de Down irão embarcar em uma jornada única rumo a Orlando, nos Estados Unidos. Eles foram selecionados para participar do Programa Expedição 21, uma iniciativa dedicada a promover a inclusão e a autonomia de adultos com Síndrome de Down.
Originários de diversas regiões do Brasil, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Sergipe e Minas Gerais, esses jovens terão a oportunidade de participar da terceira edição da Expedição 21, mas que pela primeira vez se aventura fora do país. Eles embarcarão nessa jornada sem a companhia de seus familiares, marcando um passo significativo na direção à independência.
Durante sua estadia nos EUA, esses jovens realizarão uma agenda repleta de atividades enriquecedoras. Além de uma visita à Disney, que terá um foco empreendedor, eles também participarão de mentorias e terão a oportunidade de se conectar com outros jovens com a Síndrome de Down dos Estados Unidos, Cuba e Equador. Essa experiência internacional visa promover a troca de conhecimento e o entendimento intercultural.
A Expedição 21, idealizada pelo renomado professor e especialista em psicopedagogia e neurociências, Alex Duarte, e é conhecida por seu compromisso com a formação e o desenvolvimento de pessoas com Síndrome de Down em todo o Brasil. O programa desafia os participantes a assumir responsabilidades, tomar decisões, resolver conflitos e desenvolver habilidades de pensamento crítico, tudo em um ambiente de total autonomia.
Alex Duarte explicou: “Muitas vezes, as pessoas com Síndrome de Down não têm a oportunidade de vivenciar as consequências de suas ações, devido à proteção excessiva na rotina diária. A Expedição 21 fornece uma experiência que demonstra o impacto da acessibilidade comunicacional e de um ambiente positivo no desenvolvimento de cada participante.”
A seleção dos participantes para essa expedição transformadora foi realizada em colaboração com a equipe do Instituto Cromossomo 21 e voluntários dedicados. A preparação começa em Campinas, onde, juntamente com seus pais, os dez jovens recebem orientações e instruções essenciais para a viagem.
Confira os 10 selecionados:
- ALESSANDRO CERABINO JÚNIOR (SANTO ANDRÉ/SP)
- BEATRIZ ANDRADE CASALI(ARACAJU/SE)
- CLÁUDIO ALEONI ARRUDA ( PIRACICABA/SP)
- GABRIEL LOURENÇO SILVA CAMARGOS ( Belo Horizonte/MG)
- GUILHERME CAMPOS ( SÃO PAULO/SP)
- JUANA BRANCATO DE ARAUJO ( Vila Velha/ES)
- LUÍZA YUMI DE OLIVEIRA BREDT ( Cascavel/PR)
- LAURA DEORSOLA XAVIER NEGRI ( Curitiba/PR)
- PEDRO DE SÁ BAIÃO ( Rio de Janeiro/RJ)
- VICTÓRIA ARRIECHE DA ROSA CUNHA (Pato Branco/PR)